sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Congresso Brasileiro de Geologia vai debater expêriencia da Mina de Bauxita implantada na comunidade do Juruti Velho

Foto: Primeiro embarque de Bauxita da Mina de Juruti

Começa domingo agora e vai até o dia 1º o 45º congresso Brasileiro de Geologia, o evento vai ser realizado em Belém, terá o naipe de profissionais de Geociências para debater a importância do setor para questões de desenvolvimento e mudanças globais. Nemérico Nogueira diretor de assuntos institucionais da ALCOA para América Latina e Caribe, por exemplo, deve mostrar a experiência de implantar o projeto da Mina de Bauxita de Juruti no Oeste do Pará, baseado no relacionamento com a comunidade local.


O nome de Aquino deve ser lembrado muito nesse evento, foi Aquino quando estava a frente da Superintendência do INCRA em Santarém que travou a luta junto com a comunidade do Juruti Velho para que a ALCOA pagasse royaltes a comunidade. Que hoje recebe 1,5% de royalties por faturamento da empresa, que só em 6 meses de exploração de bauxita a comunidade, através da cooperativa, recebeu 3 milhões de reais.

Outra luta foi para que a ALCOA pagasse aos assentados indenização pelos prejuízos ambientais causados pela empresa, no valor aproximado de R$ 25 milhões, Aquino sofreu muitas pressões mas ficou do lado dos assentados, uma comunidade centenária do Juruti Velho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua Opinião.